Você pode estar amaldiçoado e nem sabia disso!
É muito comum no mundo da programação, o programador se deparar com a situação de aprendizado onde a tarefa pede que, independente da linguagem, se crie um botão em que, ao clicar nele, acione a visualização da famosa string "Hello World!". Na verdade, este momento, seja la na linguagem de programação que for, deveria ser como um... Ritual... Sim! Não custa nada sua primeira experiência com a nova sintaxe ser um singelo "echo 'Hello World!'" ou um println('Olá Mundo!') . Pense, você pode estar a um passo da salvação e se livrar de ser mais um daqueles malditos programadores dos quais, sem o menor esforço, identificamos nele quase que instantaneamente vestígios da maldição. Ela existe e mesmo que você seja cético ao extremo, vou te mostrar que é verdade...
Imagine que você acabou de entrar para um time de desenvolvedores formado especificamente para desenvolver um projeto X onde a lógica não é um problema, a linguagem usa frameworks que também não são um problema, muito menos a linguagem de programação escolhida. Só existe um problema, aquele "recurso" do time que já na primeira reunião da equipe para definir as tarefas de cada um diz: " devíamos usar PHP ao invés Python... ", ou... " Não gosto de back-end, prefiro focar no design" ... Nada contra sugestões, não é errado, mas assim que o gestor do projeto diz um sonoro NÃO as sugestões, o maldito "programador" já vai logo dizendo "Então não sei se dou conta...". Pode ter certeza que este sempre ignorou o "Hello Word", não se garante, não aceita desafios ou não tem toda aquela vontade de aprender, de descobrir novos horizontes...
Isto pode não ser o suficiente pra te convencer a respeito da maldição, mas... Existe documentação de sobra sobre toda e qualquer linguagem de programação, no entanto, o programador escolhe um parágrafo, um tópico qualquer do documento, lê duas ou três explicações sobre uma ou outra função e ja se sente saturado, acha que nada explica nada e por preguiça de ler a partir do início da documentação, de novo, acha que vai perder seu tempo e ja desiste. Está aí outro indício de que a maldição te pegou de cheio... Mas a sua Falta de Fé é Perturbadora e você não aceita que a maldição existe! Pois bem, não se entregue, ao menor sinal de acomodação, na qual você acredite que o que ja aprendeu é o suficiente, pois é tudo o que você precisa saber para desempenhar sua função na empresa que você trabalha, ou até mesmo que você administra, resista, olhe além do que você pensa dominar, se você é um gerente de projetos, lembre-se que pagar programadores que gostam de aprender cada vez mais é sempre o melhor negócio, se você apenas faz parte da equipe, acredite que aprender é uma constante, não se intimide nem se envergonhe de dizer "não entendi este requisito, esta função, este trecho do algoritmo", tendo alguma destas atitudes, mesmo que vítima da maldição, você se livra dela, pois ela só dura enquanto você se acha inferior demais ou superior demais, esteja no ranck dos que entendem que precisam entender mais e assim, esteja livre da temível Maldição HELLO WORLD!
